Recife, PE, 25 de março de 2013

Voltamos de Tamandaré para a capital pernambucana.

Estamos avançando (por enquanto, apenas no tempo) com nossas mochilas ainda estacionadas aqui em Recife.

Amanhã partimos para a nossa terceira cidade: Orlando, no estado da Flórida (EUA).

A cada dia, uma nova descoberta: Pedrinho que está crescendo e se mostrando um carinha               esperto – improvisando ao dormir em qualquer lugar: seja na praia ou na casa do primo em Recife – não tem tempo ruim pra ele.

Esta colcha de retalhos de ambientes/comportamentos/pessoas, com que ele se cobre toda noite, deixa sua mente mais esperta e ativa, saindo da rotina “casa/escola/amiguinhos”. Isso compensa o tempo em que ficará longe dos bancos escolares.

Navego na internet e descubro mais coisas para a viagem: dicas de quem está em campo, com o pé na estrada, alugando carros em Orlando, fazendo seguros/assistência para a viagem, se hospedando em hotéis e pousadas, rodando o mundo – como a internet deixou ele mais fácil de ser explorado! Fico lembrando do “romantismo e das dificuldades” que foi em 2001, quando tive a sorte de atravessar a Ásia de  mochila, sem internet e sem máquina fotográfica digital...

DICA: sites excelentes que visitei recentemente sobre viagens=

sobre consulados e embaixadas no exterior (dicas sobre a Rússia e China)=

DICA: também tomamos esta semana a vacina contra a gripe numa clínica particular, pois na rede pública chegaria apenas em mais um mês ainda – o pediatra do Pedrinho disse que sempre é legal tomar antes do inverno, para preparar o corpo (quando a vacina desembarca no “postinho”, o vírus da gripe já tá fazendo a festa...) - fui recomendado a tomar a vacina contra a meningite quadrivalente, mas ela ainda não chegou no Brasil. Vamos sem ela mesmo.

DICA: já comentei antes, mas estamos levando fotos 3x4 e 5x7 em papel, para qualquer documentação que for necessária (na China vamos precisar de fotos), além da Certidão de Nascimento do Pedro (original) e um documento “a quem possa interessar”, dizendo onde moro, trabalho (trabalhava, no caso, mas nenhum Russo precisa saber disto), além das carteiras de vacinação e receitas médicas originais - scaneei todos os documentos que tenho (do manual da câmera fotográfica em PDF achado na internet, até comprovante de residência no Brasil, além de bulas de remédios) – tudo que era de “papel” e que seria importante, está fotografado/scaneado e salvo no note e na nuvem.

DICA: Por falar em nuvem=estamos usando o GOOGLE DRIVE que oferece grátis 5 gigas de espaço além do DROPBOX e do ICloud, nativo do MAC. Detalhe: nos últimos dois meses, estou usando o sistema operacional da Apple, depois de abandonar o Windows, usado desde 1996. E estou gostando. O motivo principal foi a decisão de comprar um MACBOOK AIR que pesa 1 quilinho, nos EUA, pra não pesar na mochila. Pensei em várias possibilidades de outros aparelhos para levar na mochila (tablets, híbridos, etc.), mas o peso dele e a confiança com a qualidade do produto, foi o diferencial na hora de decidir. Estamos levando também dois HD externos de 1 Terabyte cada (mil gigas, haja espaço!)

DICA: em Recife, liguei para a operadora do cartão de crédito MASTER CARD PLATINUM, por volta das 2 da manhã e ... atenderam, e com uma educação, diga-se de passagem, acima do normal. Fiquei sabendo que o seguro que você “ganha” ao comprar uma passagem para o exterior com seu cartão, vale por 31 dias, a partir do momento do embarque. Ou seja, nos EUA, onde passaremos apenas 15 dias, não farei seguro/assistência viagem, pois vou usar o do cartão, se precisarmos. Depois, já na Rússia, como a passagem foi comprada também no MASTER, temos os primeiros 31 dias, cobertos pelo cartão de crédito.

DICA: pesquisando sobre os tais “seguros/assistência viagem”, fiz cotações em várias empresas e vi diversas reclamações/elogios sobre elas. Gostei de 3: Porto Seguro, Mondial Travel e Premium Assistence. É possível fazer as cotações em seus sites mesmo. Olhei principalmente: reembolso por extravio de bagagem, reembolso por uso de dentista e farmácia lá fora e reembolso máximo pelo uso de serviços médicos. Em outra oportunidade, fiquei na ”onça” no Nepal, onde quase morri na cadeia montanhosa do Annapurna=acionei o seguro do cartão quando voltei para Katmandu (VISA): foram me pegar no hotel numa van, me levaram para uma clínica internacional onde fui atendido por um médico americano e uma médica nepalesa e depois de medicado, fui devolvido inteiro e sem picadas (mas com vários remédios) para o hotel=não abri a carteira! Não paguei um dólar sequer. Fui curado do “mal das alturas”, quando atravessei aquelas montanhas. Ou seja, não viaje sem um seguro/assitência! Em tempo: vamos usar a PORTO SEGURO, com um plano que dura 1 ano: depois de várias simulações na internet e procura de reclamações de consumidores em sites especializados, etc. além é claro do custo/benefício.

Aqui em Recife, visitamos o INSTITUTO RICARDO BRENNAND. Trata-se de um local interessantíssimo, legal demais e que vale a pena desembolsar 15 reais para entrar (tem a meia-entrada para estudante/idoso). Ali abre somente de tarde, ou seja, pelo tamanho do local, reserve umas 2 tardes para ver tudo com calma – e ainda comer uma tapioca no “café” que tem lá dentro.

Um membro desta família Brennand resolveu fazer o que o governo estadual e federal não fazem com o patrimônio histórico do Brasil (dá uma olhadinha para trás,  no diário de bordo sobre o Forte de Tamandaré) - mas fez de forma diferente, olha só: mostrou toda a riqueza cultural existente na Europa, à época em que os holandeses aqui estiveram tomando conta do NE brasileiro (1634 e lá vai pedrada): esculturas, literatura, pinturas, etc. Arte! tudo exposto dentro de um castelo estilo medieval.

Ao lado delas, contrastando,  gravuras/pinturas que retratam o Brasil daqueles tempos (porto de Santos em SP, cidades de Pernambuco e Paraíba, mata atlântica, locais onde eles estiveram/exploraram, etc.), feitas por artistas europeus.

Visitando tudo aquilo, você até pensa: “Puxa vida! Enquanto estávamos brigando com os índios pelados ou ao lado deles para expulsar o invasor holandês, a Europa já conhecia a eletricidade e Newton já tinha descoberto algumas leis da física!”

Ou seja, nosso patrimônio histórico aparece retratado por artistas holandeses, ao lado de obras de arte do velho continente, tudo daquela época. Enquanto isto, o bom e velho Almirante Tamandaré, coitado, deve estar se revirando na tumba, ao ver que a cidade que lhe deu o nome, trata tão mal o pouco que restou da história do Brasil de 300 anos atrás.

Pra fechar: aquela frase legalzinha que diz “viajar é preciso”, foi uma re-invenção da original que é “navegar é preciso”, ou “navegar é necessário”.

Olha ela aqui: “navigare necesse; vivere non est necesse” (navegar é necessário, viver não é necessário).

Quem falou isto foi um General e político romano, há mais ou menos 100 anos antes de Cristo nascer. Seu nome: Cnaeus Pompeius Magnus ou Pompeio, o Grande.

Pois esse senhor tentou encorajar seus marujos, antes de sairem para uma batalha, amendrontados que estavam e se recusando a zarpar. Na onda dessa embarcação, 2.000 anos depois, o poeta argentino Fernando Pessoa emprestou do General a citação e escreveu:

“Navegar é Preciso

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: Navegar é preciso; viver não é preciso.
Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.

Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade. É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça".
           Fernando Pessoa

Legal, né? Nos falamos em Orlando, EUA!
Abraços da Família de Mochila!
FDM

Recife, Pernambuco - De volta pra cidade.

(21º ao 31º dia viajando)