top of page

Nossas Mochilas

 

 

   Antes, uma consideração: a mochila ideal sobre a qual vamos falar foi a escolhida por nós para “esta viagem” em especial; não é necessariamente a mochila ideal para “qualquer tipo de viagem”, ok?

 

   Bem, estamos usando duas mochilas, Emili e eu, com características bem diferentes, porém da mesma marca: a minha é uma “cargueira”, para expedições/trekking, onde você vai “ralar” e exigir do material; já usei ela para fazer longas travessias e não troco por nenhuma outra.  Já a mochila da Emili é do estilo “viajante”, pra colocar em maleiro de avião e ônibus, mas para usar também nas costas.

 

   Apesar de termos boas mochilas nacionais (Kailash, Curtlo, Trilhas e Rumos, etc.), a “Deuter” está no mercado desde 1898 e como eu já tinha uma... acabei ficando com ela mesmo, modelo “Aircontact Pro 70+15” (+ 10 litros nos de bolsos laterais), enquanto que Emili comprou uma outra Deute, modelo “Traveller 55 + 10 SL” (65 litros de carga + uma mochilinha anexa de 15 litros), que é um dos modelos femininos da empresa (women’s fit).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Sobre a alemã “Deuter”, quem conhece concorda que é uma excelente mochila e “pau pra toda obra”, com costuras e zíperes de primeira qualidade, além do material da qual é fabricada e da ergonomia de “tudo” que a faz ser uma “mochila” de verdade (disposição de bolsos, tirantes, etc.).

http://www.deuter.com.br/show-linha-aircontact-pro

http://www.deuter.com.br/linha-mochilas-de-aventura

 

   Vou transcrever abaixo uma avaliação da revista GO OUTSIDE, que a coloca sempre entre os melhores equipamentos há anos e foi considerada equipamento do ano em 2011 na categoria de mochilas cargueiras e bem avaliada em 2012:  “robusta mas com leveza, rígida porém confortável, funcional sem perder o charme. São muitos os adjetivos que fazem da Aircontact Pro uma das melhores opções do mercado de cargueiras – e, por isso mesmo, nossa grande campeã na categoria. Fabricada pela renomadíssima marca fundada na Alemanha em 1898, este modelo consegue guardar tudo o que você precisa de forma organizada e prática. (...) Além da qualidade dos materiais utilizados em sua confecção – atenção para os aviamentos e fitas de primeiras linhas - essa mochila possui um sistema de ajuste de fácil manuseio. Entre as maiores qualidades da Aircontact Pro, está a distribuição de bolsos e aberturas. É possível, por exemplo, usar dois sistemas de hidratação ao mesmo tempo, nos bolsos laterais, e há ainda um outro bolso menor e com zíper na barrigueira (...) Outros detalhes bem-vindos: a tampa da mochila, que conta com dois bolsos para guardar objetos de valor, é destacável, podendo se transformar numa bolsa pequena, ideal para um dia de caminhada mais ‘light’ no meio de uma viagem longa. A alça tem duas fitas de fácil manuseio para quem gosta de ajustar a mochila caminhando. O acesso interno é feito por aberturas bem posicionadas, principalmente a frontal, em formato de “U”. O zíper que fica exposto tem uma camada de cordura para proteger contra a água. Internamente, há bolso para documentos, porta-chaves e espaço para bolsa de hidratação. Segundo um testador, a Aircontact Pro - tem de tudo e é bem leve para um modelo de 95 litros. Vem com capa de chuva embutida e pesa 3,3 quilos”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   O modelo “Traveller” da Emili é voltado para “viagem” e não para rasgar mato, talvez até mais apropriado para a nossa proposta. A série “traveller” tem mochilas com 55+10 litros SL, 70+10 litros e de 80+10 litros. Optamos pela irmã caçula das 3, a de 55+10 modelo feminino.

http://www.deuter.com.br/linha-viagem

 

   Pesando 3,0 quilos, tem as mesmas características já citadas antes, com o detalhe de uma mochilinha anexada nas costas, que serve como bagagem de mão ao despachar a maior. Ela também tem uma espécie de “capa” que protege todos os tirantes da mochila, na hora de despachar a mesma (não serve como capa de chuva, diferente da minha que tem a capa de chuva, mas não este “protetor de tirantes”). Pode ser levada como bolsa/mala ou, como já dissemos, nas costas.

Por enquanto é isto!

Valeu!

Abraços da família de mochila!

FDM

 

 

bottom of page