Ko Phi Phi, Tailândia - Passeando pelas ilhas...

(291º dia viajando)

Comentários:

Mais fotos:

10 de dezembro de 2013

Durante nossas “férias” das “férias” aqui na praia de Klong Muang (Krabi), resolvemos dar um passeio por perto, para conhecermos um conjunto de ilhas famosas que ficam distantes daqui, uns 50 minutos de ‘speed boat’, uma lancha grande, bem rápida, com 2 ou 3 motores.

Fomos para Ko Phi Phi (ou ilhas Pi Pi, em português). Nos pegaram às 8h no hotel.

Essas ilhas ficam no Oceano Índico. A Tailândia é banhada pelo Índico à esquerda e pelo Pacífico, à direita, olhando o mapa de frente.

Ko Phi Phi fica entre a ilha/cidade de Phuket e o continente e tornaram-se conhecidas mundialmente após o filme que estreou em 2000, do Leonardo de Caprio, A Praia (faz tempo, heim?).

É um conjunto de 7 ilhas; as duas grande são Phi Phi Don e Phi Phi Lay, esta última onde rolou o filme. As outras menores são rochedos calcários com uns pedacinhos de areia e vegetação bem no estilo “ilhas onde náufragos vão parar” igualzinho ao dos filmes.

A única ilha onde moram pessoas (2 a 3 mil moradores) é a maior, a Phi Phi Don. Nas outras, existem postos de guardas e casinhas de alguns pescadores autorizados, pois ali também é um Parque Nacional. Elas foram devastadas pelo Tsunami de 26 de dezembro de 2004 mas já se recuperaram em parte (70% desapareceu na época); entre moradores e turistas, quase 3.000 perderam a vida ali (mais de 1.000 estão desaparecidos). Foi bem triste, uma catástrofe.

(detalhe de Maya Bay, onde rodou o filme A ILHA, em Koh Phi Phi Lay)

O passeio é gostoso: embarcamos no “lanchona” juntamente com outras 20 pessoas, todos turistas. Pedrinho estava animado e ia levando sua “bóia laranja de braço” comprada no Vietnã – sua amiga inseparável dentro d’água.

Ao nosso lado, duas meninas da Eslovênia, uma da Inglaterra (que já tinha ido ao Brasil) e um cara da Albânia (que tb já tinha visitado Fortaleza e Salvador).

A lancha cortava o mar numa velocidade alucinante e quando pegava umas ondas “de jeito” todos gritavam, pois ela praticamente voava! Pedrinho dava uns gritos, misturados com risada de medo, que a galera adorava.

No caminho, íamos parando e mergulhando com máscaras ao lado das ilhotas e dos rochedos que emergiam de águas transparentes, locais cheios de peixinhos listrados de preto/amarelo, chamados de ‘tigre’ – tem um vídeo do Pedrinho “correndo” deles dentro d’água aqui

Visitamos algumas ilhas: Bamboo Island e, é claro, a famosa Baía de Maya, na ilha menor, Phi Phi Don, onde foi gravado o filme “A Praia” - contamos uns 50 barcos iguais aos nosso, naquela baía.

O almoço foi na maior, Phi Phi Don, onde tem uma infraestrutura mínima de hotéis e restaurantes. Mas tudo muito simples, todo o lugar teve que ser reconstruído depois de 2004.

Água transparente e limpa, local paradisíaco e sol forte, férias no meio da “viagem”.  Estávamos precisando.

Voltamos às 17h. Com a alma leve e lavada com água do mar. Valores? 40 USD para adulto e 30 USD para crianças (com almoço incluso).

Abraços da família de mochila!