top of page

 

Blagoveschensk, Rússia, 24 de julho de 2013

 

 

 

           Chegamos em BLAGOVESCHENSK após 34 horas de trem – uma pernada longa, porém, deu tudo certo dentro da locomotiva: 100% de acerto!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                               

 

           A paisagem de agora, mês de JULHO, é bem diferente do início da viagem: em MAIO, quando olhávamos para fora, ainda havia um restinho da neve do inverno e as árvores estavam feias e “peladas”, dispersas num fundo “cinza”.  Hoje, nos trilhos saindo de CHITA com destino a BLAGOVESHCHENSK, o que vemos é um verde “constante” – pinheiros e bétulas na sua máxima “performance de primavera”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                             

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

             Chegamos na madrugada do dia 21 de julho de 2013 (2 da matina!!!) e pegamos um táxi para o hotel escolhido no site do booking.com – desta vez, um “hostel” com banheiro compartilhado. O nome dele é Green Hostel (fuja dele!).

 

 

            Batemos na porta dos caras às 2 da madrugada mas ninguém abriu! O gerente (garotão de 20 anos) atendeu o telefone mas voltou a dormir, nos deixando na rua (de propósito). Solução: achamos um táxi perdido ali por perto e fomos parar em outro lugar ali perto mesmo, para no dia seguinte, retornarmos para o Green Hostel – não podíamos abandonar o barco, pois íamos ganhar um carimbo de “NO SHOW” no site onde fizemos a reserva e seríamos então, descontados no cartão de crédito… e até explicar que a culpa tinha sido do Hostel…   

       

         No final das contas, pegamos um quarto com 2 beliches lá no Green Hostel (o dorminhoco do gerente já tinha passado nossa reserva pra frente!) – ainda bem, pois o reservado - duas camas que eram na verdade, 1 beliche (!) - estavam num “cubículo” sem janela… as coisas às vezes dão errado para darem certo lá na frente…Green Hostel -  como dissemos, fuja dele !!!      

   

            BLAGOVESHCHENSK ainda mantém o fuso horário de +6 horas em relação a Moscou – e estamos agora a uns 8.000 km da capital russa. Apesar da população ser menor que CHITA (somente 210.000 habitantes), esta nova cidade parece mais “comercial”, mais agitada que a outra – vimos alguns turistas chineses pra lá e pra cá, comprando, comendo e passeando, pois a cidade fica grudada na fronteira com a China, tendo o rio Amur como divisa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

             BLAGOVESHCHENSK é apenas mais uma cidade russa na rota da TRANSIBERIANA, porém… sou suspeito para falar, pois gosto de todas elas: são diferentes, pitorescas, com seus edifícios imponentes e sóbrios, algumas casas de madeira da época da URSS, alfabeto cirílico por toda parte -  e na maioria delas temos a impressão de que estão paradas no tempo: arriscaria nos anos 60/70.

 

              E essa não é diferente. Vale uma parada, se tiver tempo na sua agenda.

 

           Gostaria de ter ido ao museu regional e apanhado o mapa da cidade para seguir as construções da era Tsarista – teria sido um passeio legal – mas o clima não ajudou muito, por sinal, uma chuva que começou quando saímos de CHITA e está nos acompanhando: parece que vai nos seguir até VLADIVOSTOK, é o que diz a internet.

 

DICA: o que tem pra fazer por aqui? Olhe os sites abaixo, ótimos!

http://www.lonelyplanet.com/russia/russian-far-east/blagoveshchensk

http://wikitravel.org/en/Blagoveshchensk

http://en.wikipedia.org/wiki/Blagoveshchensk

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

             Nossa planilha atualizada até agora, com preços de trens , está aqui no site, em DICAS!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

             Lá vamos nós para a próxima cidade, KHABAROVSK!

             Abraços da família de mochila!

             FDM

 

Blagoveschensk, Rússia - O famoso Rio Amur. 

(149º a 152º dia viajando)

Comentários:

bottom of page